Johnnie Walker é a marca de uísque mais consumida no mundo. Produzido em Kilmarnock, na Escócia, é vendida em quase todos os países, com vendas anuais de cerca de 130 milhões de garrafas. E claro, você encontra aqui também no Alô Esquenta.

A marca é um legado deixado por John ‘Johnnie’ Walker depois que ele começou a vender uísque em sua loja, localizada em Ayrshire, Escócia. Alexander Walker, filho de John Walker, criou a tradicional garrafa quadrada em 1870. Outra característica padrão das garrafas de Johnny Walker é a marca, que é selada na garrafa em um ângulo de 24 graus.

O Red Label é a variação mais famosa de Johnnie Walker – e o Brasil é o país que mais se consome – mas não é a única. Você já deve ter ouvido falado de Black, Gold, Green e Blue Label. Saiba a diferença de cada uma abaixo:


Red Label

Encantar somente a Escócia com o sabor não era o interesse dos Walker. Por isso o Red Label pode ser considerado um dos primeiros uísques globais do mundo. A ideia era levá-lo “a todos os lugares em que os navios podiam levar”. Com uísques claros da costa leste a uísques escuros da costa oeste da Escócia, o Red Label mistura sabores inconfundíveis. Além de tudo, foi o responsável por introduzir a tradicional garrafa quadrada, tanto para facilitar a exportação como para ser um diferencial, numa época em que as concorrentes utilizavam garrafas arredondadas. Envelhecimento: 8 anos


Black Label

No Black Label, a mistura é ainda mais especial. Os uísques das mais famosas destilarias da Escócia são todos reunidos no Black Label. Já foi chamado de “O Michelangelo dos uísques”. Não é necessário dizer mais nada depois dessa, não é mesmo? Envelhecimento: 12 anos


Green Label

O Green Label é um pouco diferente dos dois primeiros. É o único produzido apenas pela junção de maltes. Desde os naturais da praia, aos das florestas e ao dos campos, os melhores maltes são escolhidos a dedo para juntar-se na produção desse famoso uísque de luxo. Casca de laranja, pêssego e cereja são alguns dos traços do Green Label. Envelhecimento: 15 anos


Gold Label

Especial. Essa pode ser a característica do Gold Label. Com um paladar rico, contendo traços de mel, creme, passas e caramelo com amêndoas, sua cremosidade pode ser percebida facilmente. A cor dourada o distingue também. Foi lançado para comemorar os 100 anos da marca e até hoje é motivo de comemoração nas casas e restaurantes em que os consumidores o experimentam. Envelhecimento: 18 anos


Blue Label

O Blue Label é o mais valioso dos uísques da Casa Walker. É preparado pelos barris mais raros e antigos. Os barris são escolhidos de acordo com sua qualidade, e são originários dos mais diferentes lugares da Escócia. Do Blue Label nasceram outros modelos como o King George V, que é uma edição rara criada para homenagear o rei da Inglaterra. O The John Walker, criado em homenagem ao dono da empresa e o Blue Label Baccarat para comemorar o bicentenário de nascimento do fundador da marca também são outras derivações. Envelhecimento: 21 anos